Instituto Pensar - Após divergências, PGR diz que “Lava-Jato não é órgão autônomo do MPF”

Após divergências, PGR diz que “Lava-Jato não é órgão autônomo do MPF”

por: Mônica Oliveira


A declaração da PGR ocorreu após pedido de demissão coletivo de um grupo de procuradores que divergem da forma como Augusto Arasprocurador-geral da República, tem conduzido os trabalhos na Lava-Jato
Antônio Augusto Brandão de Aras, indicado para o cargo de procurador-geral da República – EBC

Após divergências internas, a Procuradoria-Geral da República (PGR) declarou, em nota, que o desligamento de quatro procuradores do grupo de trabalho da Lava-Jato no órgão já estava previsto e não vai trazer prejuízo às investigações. Em nota publicada no domingo (28), a PGR afirma que a Lava-Jato "não é um órgão autônomo e distinto do MPF” e deve obedecer princípios e normas internas.

Diz a nota: "A Lava Jato, com êxitos obtidos e reconhecidos pela sociedade, não é um órgão autônomo e distinto do Ministério Público Federal (MPF), mas sim uma frente de investigação que deve obedecer a todos os princípios e normas internos da instituição. Para ser órgão legalmente atuante, seria preciso integrar a estrutura e organização institucional estabelecidas na Lei Complementar 75 de 1993”. 

Desacordo

O pedido de demissão coletivo ocorreu após o grupo divergir da forma como o procurador-geral da República, Augusto Aras, tem conduzido os trabalhos da Lava-Jato.

O Valor registra que o estopim da celeuma teria sido uma suposta diligência indevida feita pela subprocuradora-geral Lindôra Araújo, considerada braço-direito de Aras, junto ao Ministério Público Federal de Curitiba. Insatisfeito, o grupo reagiu à tentativa de Lindôra de acessar material sigiloso da operação durante viagem à capital paranaense.

A força-tarefa da Lava-Jato na PGR enviou ofício a Aras e à Corregedoria do MPF manifestando "estranhamento” com a conduta da subprocuradora-geral ao realizar "busca informal” de dados em arquivos referentes ao início da operação.

Um dos procuradores desligados trabalhava no inquérito que apura a suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: